Inscrição ENEM 2019

Já foi divulgada a data para a Inscrição ENEM 2019. Além disso, foi divulgado o cronograma completo no edital do ENEM 2019. Por isso é bom o aluno ficar atento e estudar para que não perca os prazos e possa ter tranquilidade no que interessa: fazer uma boa prova. As inscrições ENEM 2019 são de responsabilidade do MEC e do INEP, sendo uma das provas mais esperadas do país pois é a porta de entrada de muitos jovens em faculdades e em universidades.

Após um grande período de preparação e de espera, é comum que, ainda assim, muitos jovens acabem perdendo a prova ou chegando atrasado na mesma. Mas esse conteúdo poderá ser de grande valor para não deixar as pessoas esquecerem dos seus deveres.

como fazer inscricoes enem 2019 data

Como Fazer as Inscrições do ENEM 2019: Isenção da taxa, Data e Cartão de Confirmação

Data para isenção da taxa de Inscrição ENEM 2019

No mundo em que vivemos hoje, tudo o que pudermos economizar é lucro. Pensando nisso, é possível a solicitação da isenção da taxa para poder fazer a prova. A taxa é no valor de R$ 85,00, por isso não são todas as famílias que podem pagar.

Veja abaixo o período para solicitação:

  • 1 a 10 de abril de 2019

Aqueles que tiveram isenção no ENEM 2018, mas não compareceram, precisam se justificar para obter novamente a isenção. Se a justificativa for plausível, será concedida uma nova isenção para que o candidato possa fazer a prova gratuitamente.

Leia Também:  ENEM 2019

Data da Inscrição ENEM 2019

Pessoas de todo o país esperam por essa data. O período de Inscrição do ENEM 2019 é:

  • 6 a 17 de maio.

Após realizar a inscrição, o candidato tem até o dia 23 para o pagamento da taxa de inscrição. Pessoas que obtiveram a isenção não precisam pagar essa taxa.

Acima você acabou de ver quando começa e quando termina, no tópico seguinte verá como fazer:

Como fazer a Inscrição ENEM 2019

Para fazer a inscrição, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • aguarde o período de inscrição do ENEM 2019;
  • acesse a página do participante clicando aqui;
  • clique na opção “Fazer Inscrição”;
  • preencha com seus dados;
  • informe a cidade de realização da prova;
  • preencha com os dados solicitados;
  • aguarde a confirmação de que o processo foi realizado com sucesso.

Após fazer a inscrição no ENEM 2019, você deverá acessar a página do participante com seu login e senha para ver suas informações. Lá será possível ver o cartão de confirmação, o local de prova e o seu resultado após a realização das provas.

Cartão de Confirmação

O cartão de confirmação é o comprovante definitivo de que seu nome foi inserido com sucesso e poderá fazer a prova do ENEM 2019.

Ele será disponibilizado em outubro de 2019 e conterá as seguintes informações:

  • Número de inscrição;
  • Data, hora e local das provas;
  • Atendimento especializado e/ou específico (se solicitado);
  • Opção de Língua Estrangeira.

Também deverá ser acessado através da página do participante, por isso é importante guardar as suas informações de login.

Data da Prova

Após todo esse processo de inscrição no ENEM 2019, é preciso saber quando serão realizadas as provas. Elas serão divididas em dois dias:

  • Dia 3 de Novembro: Provas – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Dia 10 de Novembro: Provas – Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias
Leia Também:  ENEM 2019

Com dois dias espaçados o estudante pode fazer a prova mais tranquilo e ficar menos cansado. Isso tende a aumentar o desempenho do segundo dia de prova.

Local da Prova

O local que o aluno deverá fazer a prova será divulgado no cartão de confirmação. Por isso não deve-se preocupar com isso em um primeiro momento.

Publicação do Gabarito e do Caderno de Questões

A publicação do gabarito e do caderno de questões se dará dia 16 de novembro, 6 dias após a data de realização da última prova.

Através dessas informações o candidato já pode começar a estimar sua nota e terá a chance de resolver o caderno com calma para ver se conseguiria ir melhor caso tivesse mais tempo.

Também é importante para que o candidato possa se preparar para anos posteriores, caso seja do seu interesse participar das próximas edições.

Divulgação dos Resultados

Os resultados são a parte mais esperada por todos os alunos. Isso porque o ENEM 2019 pode ser a porta de entrada para cursos superiores em todo o país. Ele será usado para vários programas como:

  • Prouni
  • Sisu
  • Fies

Além disso, pode ser usado pelo estudante do ensino médio como teste dos seus conhecimentos e, ainda, pode ser usado como uma ferramenta de medição de qualidade da educação no país.

Sei que você ficará ansioso para saber suas notas oficiais. Porém deve aguardar um bom tempo para poder ver quanto realmente tirou, pois a divulgação dos resultados deve sair apenas em Janeiro de 2020. Por isso deve preocupar apenas em fazer a prova e ficar atento em janeiro nas notícias de divulgação dos resultados.

Inscrição ENEM 2019
5 (100%) 3 votes