ID Jovem 2.0

A Id Jovem 2.0 é um programa que dá para jovens passagens gratuitas em viagens interestaduais. Além disso, concede meia-entrada em atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas com a finalidade de inclusão dos jovens de baixa renda na sociedade.

O programa fica sob a responsabilidade do Portal da juventude atualmente, anteriormente era a Caixa Econômica Federal que gerenciava o mesmo.

Se você não sabe quais os critérios ou não sabe como obter o benefício, esse artigo pode sanar várias dúvidas acerca do tema.

identidade jovem 2.0 passagens interestaduais gratis

Quem tem direito à ID Jovem 2.0?

Tem direito a usufruir do benefício os jovens que:

  • Tiverem idade de 15 a 29 anos;
  • Possuírem renda familiar total de, no máximo, dois salários mínimos;
  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
  • Ter em mãos o número do NIS, que é concedido após o cadastramento.

Se você ou algum jovem conhecido se enquadrar nos requisitos de idade e renda, oriente o mesmo a fazer a inclusão familiar no Cadastro Único para usufruir desses benefícios.

Como emitir o documento?

O primeiro passo para emissão da Identidade jovem 2.0, estando dentro dos critério, é a inclusão familiar no Cadastro Único. Para isso, uma pessoa da família que seja maior de 16 anos deve procurar o CRAS mais próximo para buscar informações sobre como proceder para fazer o mesmo no município onde mora. Será necessário levar os documentos de todos os moradores da casa que fizerem parte da família para o cadastro, a lista dos documentos necessários lhe será passada pelo setor responsável.

Leia Também:  O que é renda per capita da família?

É comum serem solicitados os seguintes documentos: comprovante de residência, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, CPF, Identidade, Certidão de Nascimento, declaração escolar, Termo RANI(para famílias indígenas) e um contracheque de quem trabalha de carteira assinada.

Após o cadastramento, é preciso pegar seu número do NIS na gestão municipal para poder ir ao site do Portal da Juventude e emitir seu documento. Lá será solicitado seu NIS e mais alguns dados pessoais para que possa ser emitido o documento.

Após a emissão, é possível imprimir o documento(que possui um código QR) para poder viajar gratuitamente pelo Brasil ou usufruir de meia-entrada em vários estabelecimentos e eventos.

Benefícios da ID Jovem 2.0 para os jovens

Os benefícios que são concedidos a quem possui o documento são:

  • dois assentos gratuitos em veículos convencionais de transporte coletivo terrestre(válido para ônibus, embarcações e trens);
  • dois assentos com desconto de 50% caso acabem as gratuidades do item anterior;
  • meia-entrada em eventos artísticos, culturais, de lazer e esportivos(cinemas, shows, jogos de futebol, teatro, jogos de vôlei, parques de diversão, etc.);
  • emissão gratuita da carteirinha do estudante.

Além desses benefícios, há a luta do Portal da Juventude para a extensão do benefício para o transporte executivo e para o transporte aéreo. Mas, por enquanto, não há nada definido sobre o tema e ainda não há a possibilidade de obter gratuidade em passagens de avião utilizando a Identidade Jovem.

ID Jovem 2.0
5 (100%) 1 vote[s]